InícioProdutosBlogDepoimentosContatoSobreSeja um DistribuidorEscritório Virtual

A importância de intensificar a hidratação no verão

Além de alimentação balanceada, qualidade de sono e prática de atividades físicas, cuidar da saúde exige também hidratação adequada para o bom funcionamento do organismo.

Em geral, devemos consumir 2 litros de água diariamente. Porém, é imprescindível intensificar a hidratação no verão, devido às temperaturas mais altas e ao aumento da transpiração. Nesse artigo, confira porque perdemos água, qual a função dela para o corpo humano e razões para manter a hidratação em dia. Pegue seu copo de água fresca e boa leitura!

Como o organismo perde água?

De duas formas. Quando perda de água é um processo perceptível, é chamada de sensível ou mensurável. Elas são facilmente quantificadas por um profissional de saúde. Exemplos de perda sensível são a urina, as fezes e o vômito. A urina é formada por água e substâncias tóxicas que estão circulando em excesso. Por isso, o organismo precisa eliminá-las.

Inclusive, uma boa maneira para observar se o corpo está precisando de água é observar a cor da urina. Urina de cor clara indica que o organismo está bem hidratado. Do contrário, quando nossa urina se apresenta mais turva e concentrada, significa que o corpo precisa de mais água. Embora em menor quantidade, a evacuação das fezes é outro exemplo de perda sensível de água. No caso de fezes líquidas e quadros intensos de diária, é perceptível que o corpo está perdendo água além do necessário.

Já quando não conseguimos perceber a eliminação da substância, chamamos de perda insensível ou não mensurável. Os exemplos são a transpiração e a respiração. A transpiração serve para que o corpo possa regular a própria temperatura, impedindo que ela se eleve além do necessário. Mas, você sabia que a alimentação pode acelerar a perda de água? Isso, porque alguns alimentos e bebidas podem potencializar a produção e liberação da urina. Confira alguns exemplos:

Para evitar a perda de água em excesso, consuma os exemplos acima com moderação e intercale sua ingestão com água pura.

Sintomas e causas da desidratação

Quando há deficiência de água no organismo e baixa concentração de sais minerais e eletrólitos, o corpo emite sinais de desidratação. São eles:

As causas mais comuns para quadros desse tipo é a pouca ingestão de líquidos, além de:

Razões para manter a hidratação

A hidratação é fundamental, principalmente nos dias mais quentes. Manter o organismo bem hidratado traz uma série de benefícios. Confira.

1. Para repor a perda natural e evitar a desidratação

Diariamente e de forma natural, o corpo perde 2,5 litros de água, em média, pela respiração, transpiração e eliminações metabólicas como fezes e urina. No verão, quando transpiramos mais, a perda de água e sais minerais é maior. Por isso, para evitar sintomas de desidratação, devemos intensificar a reposição de líquidos.

2. Para controlar da temperatura corporal

A termorregulação é uma função natural e consiste na capacidade de equilibrar a temperatura interna do organismo com a tempera externa. É ela - a termorregulação - que impede o superaquecimento do corpo. Esse mecanismo mantém a temperatura corporal entre 36 e 37ºC, de acordo com o metabolismo de cada indivíduo.

Durante o verão, com as temperaturas externas estão mais elevadas, o corpo precisa se resfriar mais para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo. Esse resfriamento acontece pela transpiração, quando o corpo elimina água em abundância. Assim, quanto mais quente estiver o ambiente, maior o suor e maior a quantidade de água perdida.

3. Para a manutenção dos processos orgânicos

A água é uma substância vital para diversas funções do organismo. É na presença dela que ocorrem as ligações químicas entre moléculas, a solubilização de substâncias e o transporte de nutrientes. Outras funções como a respiração, a atividade de todos os órgãos e a eliminação de toxinas também dependem da água. Quando a quantidade do líquido não é suficiente, esses processos ficam prejudicados e o corpo corre risco de colapso em caso de desidratação severa

Responsive image

Dicas para manter a hidratação do corpo

Manter o corpo hidratado é condição para o bom funcionamento das atividades fisiológicas e metabólicas. Confira algumas dicas.

Produtos que podem estimular o consumo de água de qualidade

Manter uma rotina de hidratação é mais fácil do que você imagina. Principalmente quando utilizamos alguns acessórios que ajudam na tarefa de beber água com frequência. A seguir, listamos três produtos para ajudar você rumo a um corpo mais saudável e hidratado.

Coqueteleira

A coqueteleira Saúde e Vida é bonita, leve e funcional, possui ação antibacteriana e livre bisfenol A (BPA). O BPA é uma substância utilizada na produção de plásticos transparentes e em resinas. Esse material pode ser prejudicial à saúde.

Live Well

O Live Well é um alcalinizador para água potável para uso em garrafas, squeezes ou coqueteleiras. O produto tem ação antioxidante e ajuda no combate ao excesso de radicais livres. O Live Well contribui para desintoxicar o organismo e retarda o envelhecimento celular precoce. Seu uso deixa a água mais alcalina, mais leve e com ação antibacteriana. Use Live Well em 700 ml de água pré-filtrada.

Smart pulseira

A Smart pulseira é uma pulseira magnética inteligente com diversos benefícios. Seu campo magnético constante de 800 a 1500 Gauss proporciona uma terapia natural, com efeito capaz de neutralizar o excesso de eletricidade estática do corpo. Ao oxigenar as células, ajudam no relaxamento, na prevenção de doenças, aliviam o estresse e a depressão, além de promover o equilíbrio energético do corpo, fortalecendo o organismo. O acessório é excelente para quem tem problemas localizados como: artrite, artrose, bursite, torcicolo, câimbras, enxaquecas, problemas de coluna, cólicas renais e menstruais. Tem grande eficácia quando usada em pré e pós-operatórios

Para conhecer todas as funcionalidades que a Smart pulseira oferece, acesse nossa loja virtual.