A importância de intensificar a hidratação no verão
Além de alimentação balanceada, qualidade de sono e prática de atividades físicas, cuidar da saúde exige também hidratação adequada para o bom funcionamento do organismo.
Em geral, devemos consumir 2 litros de água diariamente. Porém, é imprescindível intensificar a hidratação no verão, devido às temperaturas mais altas e ao aumento da transpiração.
Nesse artigo, confira porque perdemos água, qual a função dela para o corpo humano e razões para manter a hidratação em dia. Pegue seu copo de água fresca e boa leitura!
Como o organismo perde água?
De duas formas. Quando perda de água é um processo perceptível, é chamada de sensível ou mensurável. Elas são facilmente quantificadas por um profissional de saúde.
Exemplos de perda sensível são a urina, as fezes e o vômito.
A urina é formada por água e substâncias tóxicas que estão circulando em excesso. Por isso, o organismo precisa eliminá-las.
Inclusive, uma boa maneira para observar se o corpo está precisando de água é observar a cor da urina.
Urina de cor clara indica que o organismo está bem hidratado. Do contrário, quando nossa urina se apresenta mais turva e concentrada, significa que o corpo precisa de mais água.
Embora em menor quantidade, a evacuação das fezes é outro exemplo de perda sensível de água.
No caso de fezes líquidas e quadros intensos de diária, é perceptível que o corpo está perdendo água além do necessário.
Já quando não conseguimos perceber a eliminação da substância, chamamos de perda insensível ou não mensurável. Os exemplos são a transpiração e a respiração.
A transpiração serve para que o corpo possa regular a própria temperatura, impedindo que ela se eleve além do necessário.
Mas, você sabia que a alimentação pode acelerar a perda de água? Isso, porque alguns alimentos e bebidas podem potencializar a produção e liberação da urina. Confira alguns exemplos:
- Café, refrigerantes à base de cola e chás ricos em cafeína;
- Alimentos ultraprocessados e ricos em sódio e conservantes;
- Bebidas alcoólicas em geral;
- Frutas cítricas.
Para evitar a perda de água em excesso, consuma os exemplos acima com moderação e intercale sua ingestão com água pura.
Sintomas e causas da desidratação
Quando há deficiência de água no organismo e baixa concentração de sais minerais e eletrólitos, o corpo emite sinais de desidratação. São eles:
- Pele seca e boca pegajosa;
- Dor de cabeça;
- Cansaço excessivo e fraqueza;
- Olhos fundos;
- Pele sem elasticidade;
- Diminuição ou ausência de lágrimas;
- Tontura;
- Queda da pressão arterial;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Moleira afundada nos bebês;
- Pouca urina.
As causas mais comuns para quadros desse tipo é a pouca ingestão de líquidos, além de:
- Diarreia;
- Perda excessiva de peso;
- Febre alta constante;
- Perdas gastrointestinais;
- Uso exagerado de substâncias diuréticas;
- Amamentação;
- Exposição a altas temperaturas;
- Vômitos;
- Perdas decorrentes de queimaduras extensas;
- Sudorese excessiva;
- Hemorragias;
- Perda incomum pelo sistema genital ou urinário.
Razões para manter a hidratação
A hidratação é fundamental, principalmente nos dias mais quentes. Manter o organismo bem hidratado traz uma série de benefícios. Confira.
1. Para repor a perda natural e evitar a desidratação
Diariamente e de forma natural, o corpo perde 2,5 litros de água, em média, pela respiração, transpiração e eliminações metabólicas como fezes e urina. No verão, quando transpiramos mais, a perda de água e sais minerais é maior. Por isso, para evitar sintomas de desidratação, devemos intensificar a reposição de líquidos.
2. Para controlar da temperatura corporal
A termorregulação é uma função natural e consiste na capacidade de equilibrar a temperatura interna do organismo com a tempera externa.
É ela - a termorregulação - que impede o superaquecimento do corpo. Esse mecanismo mantém a temperatura corporal entre 36 e 37ºC, de acordo com o metabolismo de cada indivíduo.
Durante o verão, com as temperaturas externas estão mais elevadas, o corpo precisa se resfriar mais para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.
Esse resfriamento acontece pela transpiração, quando o corpo elimina água em abundância. Assim, quanto mais quente estiver o ambiente, maior o suor e maior a quantidade de água perdida.
3. Para a manutenção dos processos orgânicos
A água é uma substância vital para diversas funções do organismo. É na presença dela que ocorrem as ligações químicas entre moléculas, a solubilização de substâncias e o transporte de nutrientes. Outras funções como a respiração, a atividade de todos os órgãos e a eliminação de toxinas também dependem da água. Quando a quantidade do líquido não é suficiente, esses processos ficam prejudicados e o corpo corre risco de colapso em caso de desidratação severa
Dicas para manter a hidratação do corpo
Manter o corpo hidratado é condição para o bom funcionamento das atividades fisiológicas e metabólicas. Confira algumas dicas.
- A sede é o primeiro sinal de desidratação. Por isso, não espere a vontade de beber água chegar;
- Tenha uma garrafinha com água sempre perto de você, seja em casa, no trabalho ou mesmo durante os exercícios físicos;
- Os smartphones contam com aplicativos específicos para controlar o consumo de água, basta escolher uma app e usar;
- Outra função comum aos telefones celulares, o despertador, também pode ajudar como lembrete.
Produtos que podem estimular o consumo de água de qualidade
Manter uma rotina de hidratação é mais fácil do que você imagina. Principalmente quando utilizamos alguns acessórios que ajudam na tarefa de beber água com frequência. A seguir, listamos três produtos para ajudar você rumo a um corpo mais saudável e hidratado.
Coqueteleira
A coqueteleira Saúde e Vida é bonita, leve e funcional, possui ação antibacteriana e livre bisfenol A (BPA). O BPA é uma substância utilizada na produção de plásticos transparentes e em resinas. Esse material pode ser prejudicial à saúde.
Live Well
O Live Well é um alcalinizador para água potável para uso em garrafas, squeezes ou coqueteleiras. O produto tem ação antioxidante e ajuda no combate ao excesso de radicais livres. O Live Well contribui para desintoxicar o organismo e retarda o envelhecimento celular precoce. Seu uso deixa a água mais alcalina, mais leve e com ação antibacteriana. Use Live Well em 700 ml de água pré-filtrada.
Smart pulseira
A Smart pulseira é uma pulseira magnética inteligente com diversos benefícios. Seu campo magnético constante de 800 a 1500 Gauss proporciona uma terapia natural, com efeito capaz de neutralizar o excesso de eletricidade estática do corpo. Ao oxigenar as células, ajudam no relaxamento, na prevenção de doenças, aliviam o estresse e a depressão, além de promover o equilíbrio energético do corpo, fortalecendo o organismo. O acessório é excelente para quem tem problemas localizados como: artrite, artrose, bursite, torcicolo, câimbras, enxaquecas, problemas de coluna, cólicas renais e menstruais. Tem grande eficácia quando usada em pré e pós-operatórios
- Step (faz a medição da quantidade de passos durante as caminhadas);
- Kcal (registra a média de calorias queimadas durante o percurso);
- Oxigenação do sangue (mede a quantidade de oxigênio no sangue);
- Km (faz a medição da quantidade de quilômetros percorridos);
- Batimentos cardíacos (faz a média dos batimentos cardíacos por meio de sensores);
- Pressão arterial (faz a média da pressão arterial diastólica e sistólica);
- Sleep (reconhece automaticamente o status do sono - profundo ou leve - e monitora a qualidade dele);
- Sincronização com smartphones (sincronize seu celular com a Smart pulseira e seja notificado quando receber ligações, mensagens, agenda e alarmes);
- Íons (são elétrons livres que atuam como antioxidantes vitais e essenciais para o nosso corpo, podendo auxiliar na reparação de danos celulares e revitalização das células).
Para conhecer todas as funcionalidades que a Smart pulseira oferece, acesse nossa loja virtual.