InícioProdutosBlogDepoimentosContatoSobreSeja um DistribuidorEscritório Virtual

Doenças que a água alcalina pode prevenir

A saúde é nosso bem mais preciso. E para cuidar dela, frequentemente buscamos produtos ou alternativas que garantam as melhores condições para o nosso corpo. Por isso, nesse artigo vamos saber mais sobre a água alcalina e quais doenças ela ajuda a prevenir. Como dica bônus, apresentamos alguns equipamentos que produzem água alcalina, pura e de qualidade para garantir saúde.

O que é água alcalina e quais seus benefícios

Água alcalina é composta por minerais como ferro, cálcio e magnésio, com pH alto, variando entre 8 e 14. Por isso, ela é considerada uma substância básica, o que representa a condição ideal, principalmente em se tratando de água. O nível de pH é um número que define quão alcalina ou ácida uma substância é. Para isso, utiliza uma escala de 0 a 14. Quanto mais baixo o pH, mas ácida é a substância. E quanto mais alto o índice, mais básica.

A água comum, por exemplo, tem um pH neutro (igual a 7). Para ficar claro:

A água alcalina têm muitos benefícios para a saúde. Ela consegue desintoxicar o organismo, fortalecer a estrutura óssea, prevenir o envelhecimento, garantir a manutenção da massa magra e aumentar o desempenho muscular. Essa substância também pode prevenir algumas doenças malignas agressivas. Por isso, é fundamental ter uma hidratação adequada e consumir água alcalina para manter o organismo sadio.

Responsive image

Doenças que a água alcalina previne

A água alcalina tem alto poder de hidratação, cerca de 6 vezes mais do que a água comum, da torneira. Isso acontece porque as substâncias com pH mais alto possuem moléculas menores, consequentemente, são melhor absorvida pelo organismo. Além disso, a água alcalinizada é rica em minerais essenciais como o magnésio e tem função antioxidante. Confira a seguir algumas doenças que podem ser prevenidas com a ingestão de água alcalina.

Osteoporose

A osteoporose é o enfraquecimento da estrutura óssea devido à porosidade. É uma condição mais frequência em mulheres com mais de 45 anos. Os ossos se tornam mais frágeis e há aumento no risco de fraturas, principalmente no quadril, nas costelas e no colo do fêmur. Apesar de ser uma doença desencadeada pelo avanço da idade, há uma forte relação entre a osteoporose e o pH ácido. A explicação é a sensibilidade do metabolismo ósseo às alterações do pH sanguíneo. Dessa forma, quanto mais ácido for o pH, maior será a reabsorção óssea. De acordo com um estudo publicado na National Center for Biotechnology Information, “o consumo de água alcalina parece diminuir os níveis do hormônio responsável por elevar a reabsorção óssea, o PTH”. Outra pesquisa, publicada no mesmo site, aponta que “uma dieta rica em alimentos ácidos aumenta a excreção de cálcio pela urina”. Com isso, conclui-se que o consumo de água alcalina auxilia na prevenção da osteoporose e fortalece a estrutura óssea.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Enfermidade caracterizada pelo retorno do conteúdo estomacal ao esôfago, provocando sintomas desagradáveis ou complicações. No Brasil, a doença afeta 12 a 20% da população. No entanto, uma enzina chamada pepsina é fundamental para o mecanismo fisiopatológico da doença. É ela quem responde ao pH do estômago. Com pH em torno de 7,4, a pepsina é estável e pode ser ativada pela elevação dos íons de hidrogênio. No entanto, o pH da água alcalina em torno de 8,8 consegue modificar e inativar a pepsina. Por isso, a ingestão dessa água pode trazer benefícios terapêuticos aos pacientes que sofrem com a DRGE. Principalmente quando o consumo de água alcalina estiver associado a tratamento médico adequado.

Doenças cardiovasculares

Estudos iniciados na década de 1980 já apontavam a relação da água alcalina com as doenças cardiovasculares. A causa seria o alto índice de magnésio presente nessa água. Por exemplo, especialistas garantem que a deficiência de magnésio no organismo tem relação com arritmias cardíacas (causa de morte súbita). E esse elemento presente em altas doses na água alcalina parece diminuir a pressão arterial. Segundo um estudo realizado na Universidade de Harvard (EUA), consumir pelo menos 300 miligramas de magnésio, todos os dias, reduz em 37% o risco de morte súbita. Ainda, a ingestão de água com alto teor de minerais reduz a incidência de doença cardíaca coronária, doença cardiovascular e câncer, além de diminuir as taxas de mortalidade total. Idosos com diabetes que consumiram água alcalina apresentaram maior vasodilatação arterial. E quando falamos em risco de acidente vascular cerebral (AVC), as pesquisas são ainda mais consistentes. Um estudo envolvendo mais de 200 mil indivíduos, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o consumo regular de magnésio está associado a redução de 8% do risco total de AVC.

Câncer

Uma das doenças mais temidas também é alvo de pesquisas científicas a respeito dos efeitos da água alcalina. Testes em camundongos mostraram que a administração oral dessa substância reduziu significativamente o crescimento do melanoma (câncer de pele). O experimento com cobaias é prova de que a água alcalina pode auxiliar no tratamento do câncer. E novos estudos científicos continuam procurando evidências do benefício de água ou dos alimentos alcalinos na prevenção da doença.

Como alcalinizar a água em casa

Águas que nascem direto da fonte e apresentam um pH maior que 7 são naturalmente alcalinas. No entanto, se você não tem acesso a uma fonte de água natural, existem lojas especializadas com bons filtros para transformar a água simples da torneira em uma substância pura, alcalina e ionizada. A ionização é uma reação química que acontece entre as moléculas de água separando-as em alcalinas e ácidas. Entre os equipamentos destinados a alcalinizar a água, destacamos:

Purificador refrigerado

Disponível nas versões preto ou branco, o purificador refrigerado Saúde e Vida é de uso residencial e tem capacidade de refrigeração (com ambiente a 32º e água a 27º) para 2,7 litros. Oferece água alcalina, ionizada, antioxidante e livre de bactérias. Benefícios da água que passa pelo purificador refrigerado:

Kit completo para base gelada

Um purificador* com abastecimento automático que transforma a água comum, da torneira, em água pura e alcalina, com pH entre 7,5 e 9,5, considerada ideal para a saúde, segundo especialistas. O kit de abastecimento automático é um acessório que liga seu purificador diretamente na rede hidráulica, assim ele se mantém sempre cheio. O produto tem fácil instalação e é perfeito para uso doméstico. Produz água com ação antioxidante, com alto poder de hidratação e oferecendo diversos benefícios à saúde. * O equipamento é compatível com os modelos Purificador Saúde e Vida 14 litros (com ou sem reservatório cristal).

Kit completo para base natural

Também com abastecimento automático, este purificador transforma a água da torneira em água pura e alcalina. O equipamento tem fácil instalação e deve ser acoplado diretamente em um ponto de saída de água, como a torneira. Por estar em contato direto com a rede hidráulica, o produto conta com um eficiente sistema de boias interligadas. Assim, ele controla os níveis do líquido para que você tenha seu reservatório sempre abastecido e com água fresca.

Super Magnetizador H+

Esse equipamento é desenvolvido com ímãs permanentes orientados que emitem fluxo ionizante de elétrons direcionados de forma constante. Assim, ele faz uma super magnetização da água, melhorando suas características físico-químicas. O resultado é uma pronta para beber, pura e alcalina. Além disso, o Super Magnetizador H+ reduz consideravelmente a concentração de metais nocivos presentes na água. O equipamento pode ser usado em quase todos os recipientes como filtros de barro, bebedouros, garrafas térmicas para viagem e jarras de água.

Compartilhe!