InícioProdutosBlogDepoimentosContatoSobreSeja um DistribuidorEscritório Virtual

Água alcalina ionizada: um ingrediente fundamental para a alimentação saudável

Certamente você já se surpreendeu com notícias sobre desastres aéreos ou naufrágios em que pessoas sobrevivem apenas se alimentando com peixes, aves ou vegetais, não é mesmo? Mas você sabe como isso é possível? É o que nos vamos explicar nesse artigo.

Nele você vai saber mais sobre a água contida nos alimentos e conhecer maneiras de preparar as refeições utilizando a melhor água que existe: a alcalina. Vamos mergulhar nesse universo? Prepare-se para receber dicas valiosas em busca de uma dieta rica em alimentos que auxiliam na hidratação do corpo.

Pegue seu copo de água fresca e boa leitura!

A água na composição dos alimentos

O corpo humano perde água todos os dias. Principalmente pela produção suor, de urina e de fezes, fora a respiração. Por isso, para evitar a desidratação, especialistas recomendam a ingestão de, pelo menos, 2,5 litros de água, todos os dias. Mas, você sabia que beber água não é a única forma de rep A parte boa é que 10% da nossa necessidade diária está pode ser obtida com os alimentos ingeridos.

Na dieta humana, boa parte do que consumimos contém água. Os produtos de origem vegetal são campeões nesse quesito, mas mercadorias provenientes de animais também contribuem para a hidratação do organismo. As carnes têm 70% do peso formado por água. Já os vegetais e as frutas estão no topo do ranking: cerca de 90% de seu peso é água.

Além disso, esses alimentos contêm fibras benéficas para o sistema digestivo, têm poucas calorias e previnem doenças cardíacas e câncer. E, quando consumidos sem cozimento, a quantidade de água tende a ser maior. Nos grãos a situação é inversa. Quando cozidos, eles absorvem água. Por exemplo, 100 gramas de feijão cozido tem 60% de líquido a mais do que o grão cru. Refrigerantes e sucos industrializados são feitos com água. Porém, a quantidade de açúcar, conservantes e corantes presentes nessas bebidas é muito alta e não compensa bebê-los se o objetivo for a reposição hídrica.

Ranking da proporção de água nos alimentos

A seguir, confira uma lista com alguns alimentos e a respectiva proporção de água (os valores são aproximados):

Responsive image

A água alcalina e seu uso na alimentação

Beber água alcalina oferece muitos benefícios para o organismo. Porém, essa substância capaz de hidratar 6 vezes mais do que a água comum também traz vantagens quando utilizada na alimentação. A água ionizada também melhora as funções orgânicas e auxilia no emagrecimento. A seguir, seguem algumas dicas de uso da água alcalina na cozinha.

Para lavar os alimentos

Lavar legumes, frutas e verduras com água alcalinizada elimina os agrotóxicos contidos nesses alimentos, tornado-os mais saudáveis, nutritivos e saborosos. Além disso, ela também preserva o frescor. Em geral, os pesticidas utilizados nas lavouras formam uma película oleosa sobre as plantas. E nem sempre a água da torneira consegue removê-la. A água alcalina, porém, consegue higienizar os hortifrutigranjeiros.

Para cozinhar

Use água alcalina ionizada para cozinhar e para melhorar o sabor das refeições. Sempre que possível, evite usar água da torneira para preparar os alimentos. Ela possui substâncias tóxicas que prejudicam a saúde.

Para preparar o café

Outra situação em que a água alcalina é bem-vinda é no preparo do café. Ela ajuda a conservar o real sabor e aroma da bebida.

Para amaciar carnes

Para amaciar a carne e maximizar o sabor, experimente mergulhar a peça em água super alcalina por 20 a 30 minutos antes de cozinhar. No caso dos peixes, mergulhe a carne para eliminar o odor característico.

Para fazer arroz

Arroz mais saboroso e soltinho é fácil. Deixe os grãos mergulhados em água alcalina por 30 minutos, antes do cozimento.

Para reduzir o tempo de cozimento

Ao passar pelo processo de ionização, a molécula da água se modifica. Por exemplo, a água comum tem em média 11 a 14 moléculas de H₂O por cluster (bloco). A água ionizada conta com 6 moléculas de H₂O por cluster, adquirindo a forma hexagonal. Essa nova condição das moléculas da água dão a ela mais leveza e menor tensão superficial, aumentando a transferência de calor e, consequentemente reduzindo o tempo de cocção.

Para manter o sabor dos alimentos e reter vitaminas

Por ter um pH alto (variando entre 8 e 14), a água alcalina ionizada não quebra as moléculas dos alimentos como faz a água ácida com pH muito baixo (entre 1 e 6). Por isso, os produtos alimentares cozidos ou lavados com água alcalina conservam o sabor, a textura e o aspecto. Além disso, ela ajuda a reter vitaminas e minerais que normalmente se perderiam com o cozimento em água comum.

Como ter água pura e alcalina em casa

Os purificadores da Saúde e Vida transformam a água da torneira em uma água pura e alcalina, considerada ideal para a saúde. Com o pH entre 7,5 e 9,5, com ação antioxidante e com um alto poder de hidratação, nossos purificadores não têm contaminantes e deixam a água livre de vírus e bactérias. Ainda, eliminam partículas prejudiciais ao organismo como cloro, metais tóxicos, matérias orgânicas, bisfenol, dioxinas, xenoestrôgenos e hidratos. Devido ao alto pH a água alcalina facilita milhares de funções biológicas, combate a hiperacidez e reduz as toxinas ácidas comumente associadas a doenças degenerativas. Águas que nascem direto da fonte e apresentam um pH maior que 7 são naturalmente alcalinas. No entanto, se você não tem acesso a uma fonte de água natural, existem lojas especializadas com bons filtros para transformar a água simples da torneira em uma substância pura, alcalina e ionizada. A ionização é uma reação química que acontece entre as moléculas de água separando-as em alcalinas e ácidas. Entre os equipamentos destinados a alcalinizar a água, destacamos:

Purificador refrigerado

Disponível nas versões preto ou branco, o purificador refrigerado Saúde e Vida é de uso residencial e tem capacidade de refrigeração (com ambiente a 32º e água a 27º) para 2,7 litros. Oferece água alcalina, ionizada, antioxidante e livre de bactérias. Benefícios da água que passa pelo purificador refrigerado:

Kit completo para base gelada

Um purificador* com abastecimento automático que transforma a água comum, da torneira, em água pura e alcalina, com pH entre 7,5 e 9,5, considerada ideal para a saúde, segundo especialistas. O kit de abastecimento automático é um acessório que liga seu purificador diretamente na rede hidráulica, assim ele se mantém sempre cheio. O produto tem fácil instalação e é perfeito para uso doméstico. Produz água com ação antioxidante, com alto poder de hidratação e oferecendo diversos benefícios à saúde. * O equipamento é compatível com os modelos Purificador Saúde e Vida 14 litros (com ou sem reservatório cristal).

Kit completo para base natural

Também com abastecimento automático, este purificador transforma a água da torneira em água pura e alcalina. O equipamento tem fácil instalação e deve ser acoplado diretamente em um ponto de saída de água, como a torneira. Por estar em contato direto com a rede hidráulica, o produto conta com um eficiente sistema de boias interligadas. Assim, ele controla os níveis do líquido para que você tenha seu reservatório sempre abastecido e com água fresca.

Super Magnetizador H+

Esse equipamento é desenvolvido com ímãs permanentes orientados que emitem fluxo ionizante de elétrons direcionados de forma constante. Assim, ele faz uma super magnetização da água, melhorando suas características físico-químicas. O resultado é uma pronta para beber, pura e alcalina. Além disso, o Super Magnetizador H+ reduz consideravelmente a concentração de metais nocivos presentes na água. O equipamento pode ser usado em quase todos os recipientes como filtros de barro, bebedouros, garrafas térmicas para viagem e jarras de água. E você, já usa água alcalinizada para preparar as refeições da sua família? Com certeza é a melhor maneira de manter a saúde. Agora, que tal conhecer a linha completa de produtos Saúde e Vida? Com certeza temos o que você precisa para viver bem.